PREFEITURA LANÇA PROGRAMA DE COLETA E RECICLAGEM DE ÓLEO EM PARCERIA COM A CONCESSIONÁRIA ÁGUAS DE BOMBINHAS

Em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22), a Águas de Bombinhas...

Em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22), a Águas de Bombinhas lançou o programa De Olho no Óleo - um projeto pioneiro que recolhe e faz a destinação correta do óleo de cozinha utilizado pela comunidade. O projeto é inovador no município e só foi viabilizado graças a uma parceria entre concessionária e prefeitura municipal, por meio da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente (Famab), Secretaria de Educação, Secretaria de Obras e Secretaria de Turismo, que também apoiam a causa.

De acordo com Flávio Martins, presidente da Famab, essa é uma situação que sempre preocupou o poder público, visto que uma gota de óleo contamina cerca de 50 litros de água. "Só juntos podemos resolver esse problema. Por vezes a comunidade não coopera ou desconhece os prejuízos da contaminação, não sabe como funciona. Mas nós somos capazes de mudar esse cenário com o engajamento de todos da sociedade organizada, fazendo a nossa parte e levando isso para fora. É um começo muito bom", esclarece Flávio.

Os Ecopontos, onde o óleo de cozinha usado será coletado, estão distribuídos por diferentes locais da cidade, como: Secretária de Turismo, FAMAB, Escola do Mar, EEB Leopoldo Guerreiro, EEB Maria Rita, CEIT Leonel Brizola, secretaria de Obras e escritório da Águas de Bombinhas.

Já a bióloga da Famab, Letícia Frozza Teive, lembra que ações pontuais já haviam sido realizadas no município, como o projeto do sabão ecológico. Contudo, essa parceria firma um compromisso que até então não existia: a coleta e destinação adequada deste tipo de resíduo. "A partir daí começamos a resolver essa questão ambiental, pois é um problema quando o óleo é descartado incorretamente seja nas pias, na boca de lobo ou no próprio solo", explica.

A secretária de Turismo, Bianca Seibt, e a secretária de Educação, Patrícia dos Santos, também estiveram presentes durante o lançamento do programa e colocaram as equipes à disposição para auxiliar no projeto.

Foco no meio ambiente e na população

Além de trazer benefícios ao meio ambiente, o projeto beneficia instituições do município, atuando tanto no setor ambiental quanto social.

 Neste primeiro momento a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Bombinhas será a beneficiada. "Estamos muito honrados em fazer parte dessa iniciativa e já vejo muitas mudanças por aí, falando até pela minha rua", comenta José Maria de Oliveira, presidente da AMA. "Muitas vezes as pessoas não têm onde colocar, alguns jogam na pia, no lixo, ou no esgoto, e é isso que infelizmente está acontecendo", completa.

Thaís Loiola, ouvidora e responsável pelos projetos socioambientais da Águas de Bombinhas, explica que vai existir uma rotatividade das instituições, já que o projeto não tem fim. Sendo assim, outras instituições também serão beneficiadas no decorrer dos meses. "Todo o óleo será coletado, comercializado e destinado corretamente por uma empresa chamada Lara Bios. Ou seja, é um serviço profissional, com equipe capacitada para isso, e os valores dessa comercialização serão repassados para as instituições beneficiadas", completa Thais.

"Estamos apenas no início do projeto, com certeza vamos identificar mais locais estratégicos de coleta e expandir o programa", comenta. "O De Olho no Óleo traz benefícios para as instituições e um olhar sobre o meio ambiente. Hoje damos um start nesse projeto que só vem a somar com outras ações já promovidas pela concessionária", encerra ela.

De acordo com a presidente da empresa, Reginalva Mureb, a ação recebe o apoio do Núcleo Social - grupo de entidades, instituições e empresas da sociedade que se unem em prol do desenvolvimento econômico e social de Bombinhas. "O Núcleo é um incentivador de ações como essa, que promovam o conhecimento, a preservação e o desenvolvimento nas mais diferentes esferas sociais", completa ela.

Como fazer o descarte correto do óleo

1. Filtre o óleo

2. Após utilizar o óleo para frituras, é necessário filtrá-lo assim que ele esfriar - sobretudo se for em frituras que deixam restos de comida.

Após utilizar o óleo de fritura, resfriá-lo e filtrá-lo, armazene-o em uma garrafa PET. Essa atitude reduz os riscos de entupimento de tubulações e conserva o óleo para que ele seja encaminhado para os pontos de coleta do programa De Olho no Óleo.

mais sobre:

Bombinhas


ITAPEMA CLIMA

Edição Impressa


COLUNAS

Endereço: Rua Rio Ijuí, 376, Zimbros - Bombinhas, SC / Cep: 88215-000
Telefone: (47) 9 8497 2586
E-mail: contato@noticiadolitoral.com.br

Redes sociais:
Facebook: noticiadolitoral
Instagram: @noticiadolitoralsc
Youtube: Notícia do Litoral

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina