Após quase 15 meses de detenção e o pagamento de uma fiança de 1 milhão de euros, o ex-jogador de futebol Daniel Alves foi liberado da prisão nesta segunda-feira (25), sob uma autorização de liberdade provisória. Ele estava preso na penitenciária de Brians 2, a cerca de 40 quilômetros de Barcelona, em decorrência de uma condenação por estupro em uma boate na Espanha.
Acompanhado por sua mãe, advogada e um amigo próximo, Daniel Alves deixou a prisão após enfrentar negativas em quatro solicitações anteriores para aguardar o julgamento em liberdade. A mudança na decisão judicial ocorreu na semana passada, após a confirmação do pagamento da fiança estipulada.
A Audiência Provincial de Barcelona formalizou a liberdade do ex-jogador, apreendendo seus passaportes brasileiro e espanhol para garantir sua disponibilidade à justiça espanhola. A defesa de Daniel Alves apresentou recurso contra a condenação por estupro, enquanto o Ministério Público de Barcelona se opõe à decisão de liberdade provisória e pede seu retorno à prisão, aguardando a análise do recurso pela Audiência de Barcelona.