A Câmara de Vereadores de Bombinhas foi palco de uma importante visita técnica realizada pela Amfri, a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí. Na pauta, a apresentação do programa Promobis, um projeto de mobilidade urbana no Litoral Norte e seus impactos na comunidade de Bombinhas após sua implementação.
Os técnicos da Amfri, liderados por José Luiz Demantova, trouxeram consigo o professor da Univali, Prof. Paulo José Rech, para detalhar os objetivos e as etapas do projeto, que visa aprimorar a logística de transporte na região da Amfri.
O Promobis é inovador no Brasil por sua proposta de gestão consorciada, compreendendo três grandes iniciativas. Primeiramente, a implementação de um sistema de transporte coletivo regional, que integrará os 11 municípios da AMFRI de Porto Belo a Balneário Piçarras através de transporte coletivo elétrico. Em seguida, a construção de um túnel submerso entre Itajaí e Navegantes, e a promoção da mobilidade ativa em Balneário Camboriú.
Com Bombinhas inserida na região, o projeto busca atender às demandas de uma área que conta com 800 mil habitantes, mais de 600 mil veículos e cerca de 2 milhões de pessoas durante a alta temporada. O objetivo é aprimorar três aspectos fundamentais: o desenvolvimento econômico regional, a qualificação da gestão pública municipal e a mobilidade urbana regional.
O Objetivo de Desenvolvimento do Projeto (PDO) é ampliar a acessibilidade e mobilidade de maneira inclusiva e com baixas emissões em áreas selecionadas da Região de Foz do Rio Itajaí. O projeto, estimado em 120 milhões de dólares entre financiamento e contrapartida, visa transformar positivamente a vida dos moradores da região, promovendo um transporte mais eficiente e sustentável.