O Encontro Internacional de Etnias ocorreu mais uma vez em Itajaí e reuniu grupos de oito países em apresentações de dança e de manifestações culturais, com desfile e shows que encantaram os alunos da Escola Básica Aníbal César. O público prestigiou e se surpreendeu com as atrações interpretadas por cerca de 200 artistas, nos períodos matutino e noturno.
O encontro envolveu grupos artísticos de oito países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Paraguai e Polônia. Do Brasil, participaram convidados dos estados do Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, inclusive de Itajaí.
“Foi uma satisfação imensa recebermos mais uma edição deste evento. Com ele, nossos alunos têm a oportunidade de ter esta vivência, as trocas e saberes artísticos que os grupos nos presenteiam por meio das apresentações realizadas”, comenta a diretora da Escola Aníbal César, Elenince Furtado.
O superintendente administrativo das Fundações, Normélio Weber, fala sobre a relevância cultural do encontro: “O colorido, os trajes e as danças apresentadas mostram a riqueza das manifestações populares e a história dos países representados. Este intercâmbio que a iniciativa fomenta é muito importante, Itajaí já está na rota do Encontro Internacional de Etnias”, ressalta.
O evento é uma realização do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral e da Associação Internacional Folclore Latino Americano (AIFL). Em Itajaí, realiza-se com o apoio do Município de Itajaí, por meio de Fundação Cultural e Câmara Setorial de Culturas Populares.