Itajaí conta com mais de 300 mil insumos para vacinação contra a Covid-19

Município adquiriu agulhas e seringas, tem profissionais capacitados e salas de vacina espalhadas pelos bairros

Foto: Marcos Porto

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, conta com uma boa estrutura preparada para atender os cidadãos quando começar a vacinação contra o coronavírus. Uma das primeiras medidas para garantir a logística de imunização foi a compra de insumos, ainda no ano passado: foram adquiridos mais de 300 mil itens, como agulhas e seringas. A cidade também conta com mais de 90 profissionais de saúde capacitados para vacinação, 30 salas de vacina espalhadas pelos bairros e uma rede de frios com 35 câmaras para armazenamento de milhares de doses.

Além de preparar toda a logística para ofertar a vacina contra a Covid-19 à população, a Prefeitura de Itajaí analisa cuidadosamente a aquisição de doses e trabalha com duas possibilidades. A principal delas é o fornecimento de vacinas via Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, ou ainda, se necessário, a compra de doses com recursos próprios.

"Nós seguiremos as diretrizes e protocolos nacionais e estaduais de imunização. Estamos nos organizando para imunizar o maior número de pessoas possíveis e já adquirimos insumos para reforçar nossos estoques. Caso não venha vacina em quantidade suficiente dos órgãos responsáveis, o Município não irá se eximir de cuidar da população itajaiense", afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.

De acordo com o secretário de Saúde, as unidades básicas de Itajaí participam hoje de todas as campanhas de imunização do Ministério da Saúde. "Nossas unidades têm capacidade para executar a vacinação e atender à população com a logística mais adequada", completa Duarte.

A Secretaria de Saúde também solicitou a compra de seis novas câmaras de vacina para armazenamento de doses. Atualmente, o município conta com 35 câmaras de 340 litros cada. Juntas elas têm capacidade para armazenar entre 350 mil e 770 mil doses de vacina, dependendo do tamanho da embalagem. A rede municipal aplicou, em 2020, 108.672 doses na população - média de 10 mil a 11 mil vacinas por mês.

Grupos prioritários

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 prevê a imunização, em etapas, de grupos prioritários: trabalhadores de saúde, idosos acima de 60 anos, população indígena, comunidades tradicionais ribeirinhas, pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

Ainda não há data para início da aplicação de doses, porém a estimativa do Governo Federal é que estes grupos sejam todos vacinados ainda no primeiro semestre de 2021.

Clique aqui e receba as notícias do Jornal Notícia do Litoral no Whatsapp http://bit.ly/GrupoNoticiadoLitoral

mais sobre:

Itajaí

ITAPEMA CLIMA

Edição Impressa


COLUNAS

Endereço: Rua Rio Ijuí, 376, Zimbros - Bombinhas, SC / Cep: 88215-000
Telefone: (47) 9 8497 2586
E-mail: contato@noticiadolitoral.com.br

Redes sociais:
Facebook: noticiadolitoral
Instagram: @noticiadolitoralsc
Youtube: Notícia do Litoral

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina