Projeto Mãe Portobelense amplia atendimento às gestantes

Foto: Divulgação

O Governo do Município de Porto Belo através da Secretaria de Saúde lança neste mês de abril o projeto Mãe Portobelense, que busca ampliar o atendimento e acompanhamento às gestantes na Rede Pública de Saúde. Além das consultas de pré-natal, haverá monitoramento através das Agentes Comunitárias em Saúde - ACS, consultas extras com especialistas e a distribuição de um kit às mães que realizarem o acompanhamento de forma adequada, a ser utilizado nos primeiros cuidados com o recém-nascido.

De acordo com a secretária de saúde Jainara Nordio, o projeto tem como propósito a melhoria da qualidade do pré-natal, importante para a saúde da mãe e do bebê. "Muito mais que disponibilizar o serviço de atendimentos no pré-natal, a intenção é ampliar e melhorar ainda mais a qualidade, incentivando as mães a frequentarem as consultas de rotina e também de outras especialidades. O objetivo é humanizar o atendimento e aumentar a segurança incluindo todas as etapas, desde o pré-natal e parto, até a assistência ao recém-nascido, puerpério e planejamento familiar" - explica a secretária.

O projeto soma esforços institucionais, além de minimizar riscos e sofrimentos às mães e seus bebês. Inicialmente, as equipes das Unidades de Saúde realizam o acolhimento das gestantes, programando o acompanhamento da gravidez e vinculando as mães às maternidades de referência para o parto de acordo com o grau de risco da gestação. As gestantes e os pais são convidados a participar de grupos de apoio, onde são debatidos diversos temas. O acompanhamento vai além das UBS's, as agentes comunitárias em saúde monitoram as gestantes em casa, de acordo com a sua área de responsabilidade, prestando as orientações pertinentes. Em relação ao Kit, a gestante precisa cumprir alguns critérios, como ter realizado ao menos sete consultas de pré-natal na rede pública do Município, ter realizado pelo menos uma consulta odontológica programática da gestante, ter realizado pelo menos um acompanhamento individual ou em grupo com nutricionista, ter realizado exames pré-natal conforme protocolos clínicos nos três trimestres gestacionais.

Clique aqui e receba as notícias do Jornal Notícia do Litoral no Whatsapp http://bit.ly/GrupoNoticiadoLitoral

mais sobre:

Porto Belo

ITAPEMA CLIMA

Edição Impressa


COLUNAS

Endereço: Rua Rio Ijuí, 376, Zimbros - Bombinhas, SC / Cep: 88215-000
Telefone: (47) 9 8497 2586
E-mail: contato@noticiadolitoral.com.br

Redes sociais:
Facebook: noticiadolitoral
Instagram: @noticiadolitoralsc
Youtube: Notícia do Litoral

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina