Esculturas vão retratar as lendas e histórias de Itapema

Ao todo, 16 peças devem ser produzidas, seis delas já estão prontas

Foto: Divulgação

  O professor do Departamento de Cultura, Paulo Nascimento, iniciou a produção de esculturas lúdicas de argila. Os objetos retratam as lendas e histórias de Itapema e as imagens estarão disponíveis no site da Prefeitura de Itapema. Ao todo, 16 peças devem ser produzidas, seis delas já estão prontas. 

"Com as esculturas lúdicas de argila vamos proporcionar, principalmente as crianças, um olhar mais real para a lenda ou história, eternizando assim por meio da obra de arte", destacou Paulo Nascimento. 

Confira um histórico de cada peça 

1. Os engenhos de farinha de Mandioca

A grande maioria dos engenhos de farinha do município de Itapema estavam localizados no bairro Sertãozinho, também sendo estes encontrados no Várzea, São Paulinho, Alto Areal, Sertão do Trombudo e Tabuleiro. Segundo registros haviam mais de 40 engenhos de Farinha de Mandioca, além de moendas de café e produção de açúcar mascavo e melado. A farinha e o peixe eram a base da alimentação da população local e é um produto muito apreciado até os dias de hoje. Um dos últimos que resistiu a modernidade é o engenho da família do Senhor Pedro Melzi, localizado no Sertão do Trombudo, em funcionamento há quase 40 anos. 

2. O Lobisomem do Sertãozinho 

História real em que um jovem enciumado fingia ser um lobisomem para espantar os namorados das moças do bairro. Diz a lenda que o homem uivava, lançava objetos como ramas de mandioca e atacava os jovens que ousavam namorar as moçoilas do bairro Sertãozinho, até que foi desmascarado pelo delegado "Nabé". Na época, década de 70, a história teve tanta repercussão que chegou a ser noticiada pelos jornais e rádios de toda região que Itapema estava sendo "assombrada pelo Lobisomem"! 

3. A igrejinha velha e a Coruja rasga mortália 

Entre os povos do litoral de Santa Catarina a religiosidade foi característica principal para a colonização, primeiro era escolhido o local da povoação e construído a capela (igreja) com óleo de baleia da região e mão de obra escrava. Infelizmente, aqui no município de Itapema não possuímos mais esta igrejinha, que se localizava no bairro Canto da Praia, no alto do morro. Este foi o primeiro bairro povoado da cidade e dentre os grandes temores dos açorianos estava a visita da "Coruja rasga-mortália", ave considerada de mal agouro e que anunciava desgraça. 

4. Boi de Mamão 

Folguedo popular característico do Litoral Estado de Santa Catarina e da Cultura Açoriana, a brincadeira do Boi de Mamão envolve Cantoria e personagens como a Maricota, o Boi, o cavalinho, cabrinha, a assustadora bernunça, também conhecida como bicho papão, o velho do saco e o Zé Pereira. Em alguns grupos também podem aparecer o médico, urubú, cachorro, urso... entre outros animais. O período em que se intensificavam as apresentações de casa em casa, compreendia ao mesmo do Terno de Reis, entre dezembro e janeiro, os componentes eram recebidos com muita alegria, bebidas e comidas típicas pelas famílias até o dia amanhecer. 

5. Forno de lenha 

Feitos de barro e tijolos maciços eram figura comuns em praticamente todas as casas de Itapema, onde se produziam o pão, roscas, bolos, e assados. Também eram usados para defumação de alguns alimentos como carnes, linguiças e o conhecido peixe seco. Além das saboros comidas, os fogões de lenha eram o coração da casa, pois ali as famílias se reuniam em volta dele, para se aquecer nas noites frias, contando seus causos e lendas da Itapema antiga! 

6. Tapera

Casa de pau a pique, primeiras habitações do litoral e de todo o Brasil, eram feitas de madeira , pedra, bambú trançado, cipó, cinza e barro, cobertas de folhas de coqueiro ou palmeiras. As Taperas deram o primeiro nome à nossa cidade, também conhecida como "Canto das Taperas, na Baia das Garoupas, local onde as águas eram mais tranquilas, atual Canto da Praia. As casas de pau a pique duravam mais de 100 anos, devido ao material utilizado, muitas vezes também misturados ao óleo de baleia. Ainda existe em Itapema, paredes da famosa "Casa Branca" que deu nome ao bairro, localizada em frente ao Hospital Santo Antônio.

Clique aqui e receba as notícias do Jornal Notícia do Litoral no Whatsapp http://bit.ly/GrupoNoticiadoLitoral

mais sobre:

Itapema

ITAPEMA CLIMA

Edição Impressa


COLUNAS

Endereço: Rua Rio Ijuí, 376, Zimbros - Bombinhas, SC / Cep: 88215-000
Telefone: (47) 9 8497 2586
E-mail: contato@noticiadolitoral.com.br

Redes sociais:
Facebook: noticiadolitoral
Instagram: @noticiadolitoralsc
Youtube: Notícia do Litoral

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina